UPCYCLING: ROUPA FEITA DE ROUPA

Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Prolongando assim a vida útil do produto.


Estima-se que no Brasil, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas por ano. 85% desse material não é reaproveitado indo parar em aterros sanitários. E foi pensando neste desafio que a FARM se uniu à Gabi Mazepa, criadora do Re-Roupa, para criar novas peças a partir de resíduos têxteis da FARM.

Roupas com pequenos defeitos, retalhos de corte e sobras de matérias-primas e aviamentos foram garimpados para dar vida à coleção re-FARM Re-Roupa que traz 200 peças únicas que chegam às lojas da Harmonia (SP), Ipanema (RJ) e e-commerce da marca no dia 06/12.

“Nós acreditamos que é possível estender o ciclo de vida dessas roupas já existentes usando processos criativos inovadores comoferramenta. Além da preocupação clara com o reaproveitamento, faz parte do conceito do projeto Re-Roupa valorizar a mão de obra local e capacitar costureiras para esse processo criativo chamado Upcycling”, conta Gabi Mazepa.



Todas as peças da coleção foram produzidas no ateliê da Re-Roupa, no Rio de Janeiro, em parceria com costureiras empreendedoras que trabalham de forma independente, empoderando a mão de obra local. As peças são feitas à mão, uma a uma, dando vida a roupas que compartilham modelagens similares, porém com combinações exclusivas de estampas antigas e novas da FARM.

“A parceria com o Re-Roupa é uma super novidade e um novo e grande passo dentro do re-FARM. Tudo porque a coleção faz parte de uma metodologia que ressignifica a vida útil de materiais, até então descartados, algo tão importante para caminharmos no sentido da redução dos nossos impactos ambientais negativos e aumento do nosso impacto social positivo. As palavras chaves desta virada são colaboração e consciência”, diz Taci Abreu, head de marketing da FARM.



“Para nós do Re-Roupa esse desafio é um dos que mais nos motiva: aplicar a nossa metodologia para dar novo destino para os materiais que estavam inutilizados em estoques de grandes empresas. Desta forma pretendemos promover transformação neste setor”, explica Gabi, do Re-Roupa.

Essa nova coleção é mais um passo importante do re-FARM, o primeiro projeto com foco em sustentabilidade e reaproveitamento de matéria-prima da marca. E, diferente dessa ação com o Re-Roupa que utiliza apenas os materiais de FARM, aproveita as sobras de matérias primas e aviamentos das marcas do Grupo Soma, do qual fazem parte além de FARM, Animale, A.Brand, Fábula, Foxton e FYI.


Projeto legal, não é? Boa iniciativa da FARM.

E você como pode fazer algo assim na sua empresa?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora