LIÇÕES DE MARKETING DA VICTORIA SECRET

Há 21 anos a marca de lingerie, Victoria Secret, promove o Victoria Secret Fashion Show, desfile anual da empresa. O desse ano ocorreu no dia 30 de novembro e no Brasil será exibido na TNT no dia 19/12!
O evento é um grande acontecimento e sempre mobiliza as redes sociais. O que esta ação de marketing da empresa pode nos ensinar?

Grand Palais em Paris, onde ocorreu o desfile deste ano.

1.Tradição da marca
O desfile show tornou-se uma tradição da empresa, gerando expectativa.
O que dentro da realidade da sua empresa, pode ser algo recorrente que crie nos clientes essa sensação?

2. Diferencial
Em 1998, as asas foram acrescentadas ao desfile e se tornaram um símbolo.
As modelos ficaram conhecidas com angels. Uma aura de glamour, junto com um grupo seleto de modelos escolhidas para fazer parte de um momento único da empresa tornaram-se um diferencial. Qual o diferencial da sua empresa? O que você faz que nenhum concorrente consegue fazer igual?

2.Perfil do público
A VS entende bem qual perfil do seu público. Isto se reflete na escolha musical, no estilo de temas que são separadas por “blocos” na passarela de acordo com o conceito de cada produto. Entender de onde vem seu público e localização geográfica, define, inclusive, os convidados que são influentes em diversos países (o que nos leva ao item 3).
Você conhece bem seus clientes? Sabe de onde eles vem, porque compram na empresa, qual produto é mais vendido e porque? O que eles consideram o diferencial da sua empresa?

3. Presença online
A VS tem um retorno online maior do que a Chanel, você sabia? No último desfile (até o momento), a VS foi mencionada nas redes sociais 859 mil vezes em relação ao desfile e esse número aumenta em cada dia que é transmitida, a exibição nos Estados Unidos teve 497 mil menções. Isso se reflete em vendas e no fortalecimento de imagem da marca. Claro, que Chanel tem um público voltada ao luxo e nem sempre menções refletirão receita. Mas nos mostram o potencial que a marca VS consegue atingir.

4.Retorno sobre o investimento (ROI)
No trimestre seguinte ao desfile as vendas aumentam 15%. Isto mostra a repercussão que o desfile consegue atingir. O ROI nem sempre se refletirá imediatamente, fortalecer a imagem hoje pode significar retorno no curto, médio e longo prazo. Sua empresa tem métodos avaliativos e de controle para saber se o investimento está tendo o resultado esperado? O da VS o investimento no desfile tem retorno cinco vezes maior.

5. Fontes de receitas
Apesar do desfile ter por objetivo o fortalecimento da marca e aumento das vendas, a empresa conseguiu ter retorno do desfile com outros meios. A venda de espaço para exibição na tvs e patrocínio do desfile, diminui o valor de investimento total. 800 milhões de pessoas em 190 países assistirão o desfile.


Fantasy Bra, Fotos do vôo, Roupões e desfile com famosas asas das angels.
6. Embaixadores da marca
As angels são as grandes embaixadoras da VS, são pessoas que estão próximas a empresa e repercutem o valor da marca. Uma embaixadora pode está mais perto do que imagina. E nem sempre precisa ser uma pessoa que recebe financeiramente para isso...pode ser aquela cliente que sempre comenta nas suas redes sociais, que sempre compra a você, que sempre indica para as amigas. Ela influencia pelo fato de admirar a marca. Você valoriza este cliente? Que tal pensar em promoções diferentes e exclusiva para elas?

7. Comece aos poucos
Hoje vendo a ação extremamente glamourosa e grandiosa podemos pensar que foi sempre assim. Mas não... muitos elementos famosos hoje não estavam presentes na primeira edição em 1995. O investimento atual de 20 milhões de dólares é oitenta vezes maior que o valor de 250 mil dólares iniciais. Testar o formato antes é uma medida de avaliar se vale a pena realmente investir na ideia, saber o retorno que terá, aprimorando-o aos poucos. Não tem um valor para investir? Que tal fazer parcerias com empresas que complementarão sua ação?

8. Além do produto
Há 20 anos quando não se fazia os desfiles o diretor de marketing Ed Razek disse que o Presidente da companhia, Les Wexner falou: “Se é realmente uma marca de moda, deve ter desfiles de moda”. O conceito estava além do produto, mas em dar evidência e glamour a um produto elevando ao patamar fashion. O Fantasy Bra (lingerie com pedras preciosas), complementa esta aúrea de que é ‘mais que uma lingerie’ e sim um conceito.

9. Detalhes
Avião personalizado com logos da marca, as redes sociais dias antes do desfile já começam a bombar com os convidados ganhando e usando o roupão personalizado igual o das angels, Grand Palais nas cores da marca, Backstage todo rosa, Pink carpet... esses detalhes tornam o evento único para quem vai.
Trazendo para nossa realidade, ter atenção aos detalhes é essencial para gerar surpresa no público, alegria, aquela vontade de dar um clique e postar... tags dos produtos, embalagem, logo, cheiro na loja...

10. Publicidade
Toda essa ação faz com que imprensa, blogs, redes sociais repercutam e deêm mais visibilidade, gerando publicidade e aumentando o alcance da marca.

diferença entre publicidade e propaganda.


+++
Algumas curiosidades:
43 pares de asas foram criados para o desfile;
3 milhões de libras é valor o custo do Fantasy Bra, usado por Jasmine Tookes e incrustado com mais de 9.000 gemas preciosas;
R$ 452 milhões é o valor total de todos os desfiles feitos pela VS. 
164 milhões é o número somado de seguidores das angels.

Fontes consultadas:
Telegraph.co.uk
Vogue
Business of fashion


Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora