TUDO SOBRE COMO CONSTRUIR A VISÃO DO SEU NEGÓCIO!

A visão é o terceiro passo na definição dos alicerces estratégicos da empresa. 



Você pode ver mais sobre missão aqui e sobre os princípios da empresa clicando aqui.

NEUMEIER (2009), define visão como o propósito central de uma empresa. Representa o rumo, a direção para o futuro. Enquanto o propósito pode ser abstrato, a visão deve ser concreta. Trata-se de uma ilustração do futuro – uma imagem compartilhada por toda a organização. Portanto, a visão pode ser compreendida como a linha de chegada permanentemente retratando os valores e a missão da empresa.

Ele salienta que a verdadeira visão não pode ser imposta a uma empresa – deve surgir de um objetivo compartilhado e da paixão de suas pessoas. Por isso, não podemos estabelecer uma forma, um passo a passo ou como fazer a melhor visão, mas podemos estabelecer características gerais de uma boa visão ou de uma visão eficaz.



·         A visão deve ser a longo prazo: uma visão arrojada e desafiante se torna estimulante para à equipe, uma visão a curto prazo e fácil de ser alcançada, leva ao desânimo e é desmotivador. A visão deve estimular a equipe a melhorar continuamente como parte essencial do processo para se chegar a meta.
·         A visão deve ser clara e de fácil entendimento para que seja incorporada por todos os níveis da empresa.
·         A visão deve estar alinhada aos valores da organização já que estes são os balizadores das ações organizacionais.
·         A visão deve inspirar e ser impulsionador, deve refletir o “espírito” da organização, ser atemporal e se perpetuar independente dos líderes que porventura passarem pela organização. Por isso, os indicadores financeiros ou de lucratividade não são indicados para a redação da visão pois não geram o estímulo necessário para a incorporação da visão.
A visão não pode ser impossível, deve ser ousada, porém, alcançável com prazos compatíveis e quando atingida a visão pré-estabelecida, uma nova deve ser criada buscando a contínua motivação da equipe.

EXEMPLOS:
visão da TV Cabo Branco é "Ser a maior empresa de televisão da Paraíba e a preferida dos paraibanos", para melhoramento o ideal seria que tivesse um prazo para atingimento dessa visão.

A empresa de móveis Gazin deseja “Ser a empresa número 1 do Brasil como excelente lugar para se trabalhar e estar entre as 200 maiores empresas do país até 2019.” A visão da empresa é bem clara e o prazo é bem definido.

A visão do Moda empreendedora é:
Ser um site reconhecido nacionalmente devido sua importância para o segmento de gestão de pequenos negócios de Moda, até o final de 2018.


E qual a visão da sua empresa?
Já definiu a missão da sua empresa e valores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora