MOVIMENTO RIO MODA RIO COMEÇA NESTA QUARTA (15/06)

Movimento Rio Moda Rio reúne desfiles, palestras, talkshows, festas e gastronomia.
Rio Moda Rio
O Rio de Janeiro atrairá os holofotes do mundo fashion entre os dias 15 e 18 de junho. O Movimento Rio Moda Rio, que respira o estilo de vida da cidade, dá o seu pontapé inicial com uma semana de desfiles no Píer Mauá, e vai além das passarelas com uma plataforma inédita de ações que se estende pelo ano todo com o desejo de quebrar regras, celebrar a criatividade de estilistas, descobrir talentos e impulsionar o mercado.
À frente da empreitada, estão os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, que realiza o Rock in Rio, e Luiz Calainho, da L21, que faz a Feira Art Rio. Com investimento de R$ 15 milhões, o principal parceiro do Rio Moda Rio é o Sistema FIRJAN, com patrocínio do SENAI, Sebrae e Natura. A plataforma também conta com apoio do Sesi e tem a Air France e a Gol como transportadoras oficiais.
Com curadoria de Carlos Tufvesson, dono de uma trajetória de destaque na moda brasileira, o line-up da primeira edição conta com 14 grifes confirmadas: Alessa, Andrea Marques, Blue Man, Guto Carvalhoneto, Isabela Capeto, Ivan Aguilar, Lenny, Lino Villaventura, Mara Mac, Maria Filó, Martu, Osklen, Patrícia Viera e The Paradise.
imagemzona
Um movimento que dura o ano todo
“Não se provoca uma grande mudança apenas com um evento. É preciso um movimento. Queremos que o assunto seja perenemente tratado, ao longo dos 365 dias do ano”, reforçou Calainho. Ele ressaltou também a ligação de arte com moda, no lançamento da plataforma. “Os estilistas são nossos artistas e a moda é a arte. Moda é criação.”
O Movimento Rio Moda Rio segue, após a semana de moda, com programação multidisciplinar por todo o ano. Terá um edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do RMR. Haverá também ciclos de palestras temáticas em faculdades, exposições de relevância cultural e artística para a cidade e um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias, que será realizado no fim deste ano.
Primeira semana “see now, buy now” do mundo
A semana de desfiles será a primeira do mundo a realizar o sistema “see now, buy now” (“veja agora, compre agora”), em que é possível comprar nas lojas o que acabou de ver na passarela. “Estamos firmando compromissos com as marcas para que levem às lojas, após suas apresentações, ao menos um preview das coleções”, disse o curador Carlos Tufvesson.
As nomenclaturas das estações do ano serão abolidas, asim como no SPFW, e parte das coleções mostradas estará à venda pelas grifes logo após a apresentação. O sistema busca ir ao encontro das necessidades do consumidor atual, que recebe as informações, inclusive de moda, de forma imediata por meio das redes sociais.
“O Rio Moda Rio surge em um momento muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. No ano em que receberemos os jogos olímpicos, é muito importante fortalecer outros aspectos da cultura de nosso estado e a moda é um dos principais segmentos que merece destaque, vendendo o lifestyle do carioca, nossa criatividade e diferencial de produto”, conforme declaração do Sebrae.
“Queremos reforçar o desenvolvimento da Cadeia da Moda, um dos principais segmentos na geração de emprego e renda do Estado. O movimento Rio Moda Rio atende plenamente esse objetivo e o desejo dos nossos empresários de apostar em um novo formato de estímulo aos negócios neste setor”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.
Democratização da moda
A proposta do Rio Moda Rio é a democratização da moda. Habitualmente sem trânsito nas semanas de moda, o público terá acesso às atividades no Píer Mauá a partir da compra de ingressos.
Com exceção das salas de desfile, todas as atrações estarão abertas: Rio Moda Rio Antecipa (pop up stores com produtos exclusivos das marcas participantes), Rio Moda Rio Descobre (espaço para exposição e venda de novos estilistas e designers), Rio Moda Rio Apresenta (palco para shows e performances artísticas após os desfiles), circuito Art Rio (exposição de galerias de arte contemporâneas selecionadas), Rio Moda Rio Conversa (programação de palestras e workshops), Rio Moda Rio Degusta (área de alimentação com o melhor da gastronomia carioca) e Rio Moda Rio Lounges (espaços de convivência e entretenimento dos patrocinadores).
“A moda é um segmento importante da criação, assim como o design, a música e a gastronomia. Nosso compromisso é cruzar e tangibilizar outros setores em torno da moda, aproximá-la da economia criativa e levá-la para uma dimensão além da conhecida”, afirma Duda Magalhães.
A moda no centro do lifestyle carioca
O Rio Moda Rio respira o lifestyle da cidade. No primeiro dia, acontece um desfile-homenagem a marcas históricas dos anos 80 e seus grandes mestres, até hoje reverenciados pela influência no estilo de vestir do brasileiro. Com direção do artista internacionalmente reconhecido Gringo Cardia, serão lembradas coleções icônicas da Company, Georges Henri, Maria Bonita e Yes, Brazil.
Já no encerramento, para aproximar ainda mais a moda do público, um desfile coletivo e aberto ao público, produzido pela Aventura Entretenimento, levará os destaques da semana à Praça Mauá, símbolo do programa de revitalização Porto Maravilha. A melhor vitrine para a moda dos novos tempos.
Informações: Release Rio Moda Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora