RONALDO FRAGA E UMA HOMENAGEM AOS REFUGIADOS

O Moda empreendedora existe desde agosto do ano passado mas nos quatro anos anteriores já falava sobre Moda e empreendedorismo no meu blog. É por esse motivo que é possível encontrar um arquivo relacionado ao estilista Ronaldo Fraga. Como:


Nestes arquivos é possível ler como pensa e ver a coerência em relação as suas coleções.  O estilista é referência no Brasil quando se trata em abordar temas e colocá-los de maneira poética e delicada na passarela. Foi assim no seu desfile no SPFW n41, uma viagem que fez a África foi o começo desta coleção que também se transformou em uma homenagem aos refugiados (cinco desfilaram na passarela a convite de Ronaldo). O desfile foi um convite a tolerância.

Está onda migratória fez a Europa receber mais de 1 milhão de refugiados ano passado. Número que já foi ultrapassado no primeiro trimestre desse ano. Pessoas fugindo por guerras civis, étnicas e religiosas.

Final do desfile de Ronaldo Fraga para o SPFW N41 ©AGÊNCIA FOTOSITE
Foto: Agência Fotosite

Entram modelos com capuzes representando Burundi um dos países mais pobres do mundo e que está passando por uma guerra civil que resultou na morte de diversas pessoas. Fazem um círculo no meio e muda a trilha sonora, começa de fato a apresentação e as peças são variadas. Os destaques são o linho amassado, a  aplicação do floral e as camisas com a aplicação localizada "refugee". No telão, mensagens como: "O que faz andar a estrada? É o sonho" aparecem entre fotos e ilustrações.


Nour Koeder, Alassane-Diaw, Fanny-Mudingayl, Leon Diab e Nawras Alhaiabi no desfile de Ronaldo Fraga

_TAK1800 _TAK2502 _TAK2927

Utilizar de um espaço de tanta visibilidade para mostrar e mobilizar em torno de uma causa, uma história... A Moda mostra como a roupa pode ir além das roupas e tendências.

"Com o zoom, o ocre desaparece revelando flores e grafismos multicoloridos impressos em vestidos, calças e camisas. De perto todo sujeito é uma estória particular. Aqui a roupa é casa, abrigo, é memória, é pais." Mensagem de Ronaldo Fraga em seu texto de divulgação da coleção.


Fotos: FFW




Muito obrigada! 


Para ler todos os conteúdos sobre o SPFW, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora