TENDÊNCIAS VERÃO 2016/17

Saber antecipadamente sobre as macrotendências que podem impulsionar um negócio é essencial para se manter antenado no segmento de Moda.

Há várias maneiras de manter-se informado e uma iniciativa que contempla o setor de Moda no Brasil é o caderno de tendências Inova Moda, desenvolvido para atender ao convênio celebrado entre SENAI e SEBRAE. A proposta visa apoiar o desenvolvimento da moda nacional, das micro e pequenas empresas. O projeto é voltado à indução da criatividade, desenvolvimento de coleções e de produtos, modelagem e elaboração de fichas técnicas. A coordenação técnica fica por conta do SENAI CETIQT.

No mês passado, estive presente na apresentação do caderno de tendências e resumo abaixo para vocês.

Os temas foram divididos em três temas principais, são eles: Viagens, Voos e Festivais.
Sendo que esses temas tem algumas subdivisões.

O tema viagem, aborda o atual momento onde as facilidades que temos atualmente para compreender, experimentar e absorver novas culturas influenciam diretamente no nosso modo de vestir e consumir. A subdivisão Corpo remete ao que pode ser sentido e Alma a um resgate da serenidade mágica desses momentos que deixamos para trás.

A influência da internet nos tornou cidadão do mundo. Nada mais natural que outras culturas nos influenciem e consequentemente, mudem nossos hábitos. Acabamos por absorver outras culturas e a mistura entre elas trazem possibilidades de novas estéticas.



Isto pode ser percebido, no uso de turbantes, por exemplo. Não se sabe ao certo onde surgiu mas faz parte de culturas africana e oriental tendo sua apropriação e adaptação em diversos contextos. Esta estética foi vista em vários desfiles do último SPFW onde o artesanal teve releitura mais contemporânea. Ex: Fernanda Yamamoto, Pat Bo, Lollita...


A macrotendência alma, aborda o equilíbrio no mundo e o respeito a diversidade corporal e individual. Isto se aplica a campanhas recentes, como a (genial!) da revista Elle e marcas que se propõe a colocar mulheres com padrões reais em suas propagandas.


Paleta de cores: Corpo - Cores primárias e vibrantes como o laranja e verde.
Alma: Cores claras dourado.

A macrotendência Voos aborda a convivência pacífica entre a tecnologia e os recursos naturais. O ritmo de que precisamos ficar 24 horas conectados numa trajetória que parece não ter fim traz uma preocupação paradoxal com nossos recursos naturais e sua escassez. A aplicação disto no nosso dia a dia são as soluções criativas se apropriando da tecnologia.

Raro mostra novos ares para habilidades e técnicas artesanais com combinações inesperadas e criativas unidas a tecnologia.
Exemplo da mochila de plástico reciclado com design moderno criada pela Rethaka, entidade sem fins lucrativos da África do Sul, que unida a um painel solar se transforma em lanterna.
É a adaptação do belo com o funcional


Sublime - aponta a água como recurso natural e inspiração.

As estampas e texturas tem aspecto que remetem ao reflexo da água.
E aproveitada da melhor forma com novos equipamentos que tornam o produto mais sustentável, no caso dos jeans a lavagem pode ter seu processo melhorado e otimizado.



Paleta de cores: Raro - tons neutros harmonizados com azul claro. Sublime - Azul com tons acinzentados.

O caderno de inspiração é encerrado com a temática Festivais, oscilando entre a vitalidade e alegria e uma vida mais natural e contemplativa. A subdivisão Jogos traduz nosso momento atual de mobilidade, agilidade e de novos formatos de comunicação. Alquimia remete a um momento mais "natureba" de rever novos hábitos e de contato com a natureza.

A estética é bem colorida pelo aspecto digital e lúdico versus uma beleza natural e vegana.

Já percebemos esta estética divertida no vestuário, acessórios e itens de decoração. Tanto através dos emojis quanto com personagens infantis e nos tamanhos dos produtos.

Uma marca que é referência nessa estética é a Moschino.



Um outro exemplo dessa ludicidade são as nano bags, bolsas bem pequenas que foram lançadas por algumas marcas. 


Jogos - Pixelados, listrados coloridos, geométricos, miniaturas.

Alquimia preocupa-se mais com a procedência que a estética. Adota hábitos de beleza consciente, produtos com técnicas ancestrais, menos desperdício, aproveitamento dos recursos da melhor forma...

Uma marca Paraibana é referência em sustentabilidade e exporta seus produtos para vários países. O algodão colorido orgânico economiza 87,5% de água no seu processo e utiliza em seus produtos tipologias artesanais.


Alquimia: Cores claras (roxo, verde rosa, amarelo), leves e aquareladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora