TUDO SOBRE COMO CONSTRUIR A MISSÃO DO SEU NEGÓCIO!

A missão é o alicerce de qualquer organização, porém, muito neglicenciada pelas empresas. E quando falo empresas, não me refiro apenas as de pequeno porte mas as grandes também. Gosto muito de observar aqueles quadros em destaque para os consumidores "Nossa missão"... muitas vezes não é.  

Desde os 13 anos, achava que sabia o que era missão. Li várias coisas, fiz cursos sobre o assunto, analisei missões, elaborei missões... até que descobri recentemente que estava errada, completamente errada! A minha percepção de missão era completamente distorcida, então, se você quer saber o que demorei 13 anos para descobrir esse post será um verdadeiro presente para você. ;)


Antes de continuar responda a pergunta:
O que a marca Natura vende
Essa resposta, será muito importante no final desta postagem.

Nesse post, você aprenderá:
*Alguns conceitos (poucos e bons) sobre missão;
*Como começar a escrever a missão;
*A não cometer erros básicos;
*O que as outras marcas fazem de positivo;
*Com as dicas dos exemplos;




Antes de qualquer coisa, é necessário saber alguns conceitos:

Porque a missão é tão importante?

Segundo Peter Drucker (considerado o pai da administração moderna), “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão e razão de existir da organização se torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”. Diz ainda que: “Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo”. E que a concretização de um objetivo está diretamente relacionada à obsessão pela missão.

A missão é o que guiará a empresa durante todos os anos do seu crescimento. Será o motivador, fortalecendo o cumprimento do plano de estratégia no curto, médio e longo prazo.

Agora, sabendo da sua importância o que preciso saber antes de escrever?



*A mudança na missão é pouco frequente o que ocorre são ajustes na redação no intuito de reforçar, esclarecer e revitalizar a alma da empresa. Ou se a empresa mudar o ramo, é claro! Por isso, muito cuidado e carinho ao escrever a sua missão. :)

*“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa" (Kotler, 2000).

*Deve ser sucinta e clara, porém, com informações suficientes para entendermos e identificarmos sua missão;

*Não deve remeter a lucro! Jamais colocar "trazer retorno financeiro", "maximizar valor", "garantir retorno"... nada que remeta a dinheiro. Nenhuma empresa é criada para falir e nenhum funcionário acorda feliz na segunda-feira e pensa: "HUHU bela segunda, hoje eu acordei com a missão de trazer muito lucro para empresa X!". Dinheiro é consequência de um trabalho bem feito.

Erros básicos



Exemplos de missões: 

“Oferecer sempre o melhor em produtos e serviços, com atendimento diferenciado”. 
Ao ler a missão,  você consegue identificar o que a empresa faz? 

“Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas”
Peter Drucker argumenta que: “a missão de uma empresa é a base de seu sucesso, e que o planejamento financeiro de uma organização não deve ser a prioridade; e sim a realização da missão; essa deve ser o centro das atenções da organização. Os retornos financeiros devem ser o resultado de uma missão bem sucedida, e não o contrário.” A primeira parte da frase já identifica a missão da empresa.

"Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para empresa e seus parceiros"
O mesmo erro acima em citar o lucro como missão. Houve uma tentativa de construção da missão, mas o que seria fazer um moda democrática?


Agora, voltemos ao início.

O que a Natura vende?

Cosméticos?

Sim, na visão distorcida. Esta visão nos faz pensar primeiramente no produto como missão do nosso negócio.

A missão estratégica da Natura é promover o bem estar das pessoas. E isto, está tão enraizado na empresa que é o seu slogan (frase de efeito complementar a marca).

"Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem."

A missão bem construída é capaz de determinar até quem serão nossos concorrentes.
Então, por exemplo, sabemos agora que a Ferrari vende status. E o status que consigo com a marca é adquirindo um de seus carros esportivos de luxo. A marca irá direcionar seus reforços de marketing para o público de classe A, que poderá pagar pelo produto. Se fosse de outra forma, ou seja, se a marca vendesse carros, qualquer marca seria sua concorrente. Uma boa missão ajuda ainda a evitar a armadilha do sucesso (renovação sempre!), orienta as metas, ajuda a manter produtividade, orienta a partida...

SUA VISÃO ESTAVA DISTORCIDA?

A visão distorcida faz com que a base da organização sejam os produtos e não seus benefícios (experiências, sentimentos, sensações...)


Exemplos positivos


Google:
"Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis."
Você acha que a empresa está conseguindo?


TV Cabo Branco, afiliada na Paraíba da TV Globo:
“Produzir e distribuir conteúdo de alta qualidade ao maior número possível de paraibanos, através do qual eles possam adquirir informação, educação e entretenimento”. 
Há uma identificação imediata de qual é o seu negócio central da empresa e é de fácil assimilação.

Meu Sucesso (escola de insights):
"Capacitar pessoas para empreender seus projetos de vida por meio de uma metodologia baseada na prática, mostrando que o sucesso é acessível a todos."

Site Moda empreendedora:
"Inspirar pessoas através da disseminação de informações e novas ideias para os segmentos produtivos de pequeno porte, especialmente, o de moda."



Reforçando...

Responda as perguntas:

Qual é o meu setor?
Qual o meu negócio?
Quem são os meus clientes?
O que eles querem?

Ex: Missão Carlinhos de Jesus (coreógrafo)

Levar alegria e emoção para contagiar corações através da música e da dança.

*É desnecessário colocar "nossa missão é..." pode-se iniciar diretamente com o verbo;
*Alegria e emoção = benefícios oferecidos
*através da música e dança = Setor de atuação


Agora construa (ou revise) sua missão. :)


INFORMAÇÕES EXTRAS:

*Não adianta ter uma missão bem escrita e não colocá-la em prática no dia a dia! O mesmo vale para os princípios e visão que iremos tratar nos próximos posts. Se é só por que é bonito ter algo na parede é melhor não colocar. ;) O efeito será contrário.

*A construção da missão independe do seu público escolhido, produto, ou o que os clientes estão desejando no momento. É o que a marca acredita! A missão da Disney é: fazer as pessoas felizes. Eles transformam isto em realidade através do entretenimento. A marca com esta frase transmite abrangência (o que pode prejudicar um pequeno negócio), possibilitando estar em vários ramos de atividade através de licenciamentos.
É bom ressaltar, que é incomum um missão ser tão curta como a da Disney. Este é um luxo que poucas conseguem, em que podemos dizer "Realmente, é este o produto da Disney!"

Próximos posts:
Construção dos valores
Construção da visão



Espero ter ajudado você independente do porte do seu negócio.
Deixe nos comentários suas dúvidas ou feedback.
Se preferir, envie-nos e-mail para modaempreendedora@gmail.com

Gosta deste tipo de conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter :)


Fontes consultadas: Peter Drucker, Luzio e Kotler.
Materiais de sala de aula: Arturo Felinto.
Missões (no site das empresas e/ou cases destas marcas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@modaempreendedora